sábado, 30 de janeiro de 2010

Carazinho - Santa Barbara do Sul.


Estrada para Santa Barbara do Sul, 17 horas. Os quatro pedaleiros sendo castigados pelo sol forte, no ritmo hipnotizante do sobe e desce das coxilhas gaúchas..muito suor, cansaco e superacao. Ainda estavamos nos 53 km e pretendiamos fazer mais no dia. Nao menos que de repente, de cima de uma caminhonete, uma mao acena, fazendo sinal pra que paremos. Nos aproximamos, um dos caras da caminhonete diz: "cara só de ver voces eu já to cansado! Toma aqui uma cerveja!". Ele vai até o isopor recheado de cervejas e saca 4 geladas, nesse momento chega mais um carro lotado de gente e comeca a bagunca. Eles diziam:Viu, voces vao pro Chile porque nao conhecem Santa Barbara! Vamos lá!

Colocamos as Bikes no caminhao e tocamos pra famosa "rua do lazer". Varias cervejas e risadas depois, Cafè da gaita esmirilha um solo acompanhado do virtuoso Gesiel do Violao e o publico presente vai ao delirio! Dois dinossauros da musica popular contemproanea nacional num encontro unico! Pra comecar a festa, executaram com maestria Milonga das missoes do nao menos dinossauro Borghettinho, depois tocaram classicas do cancioneiro sertanejo popular como "60 Dias Apaixonado" e " Boate Azul". Definitivamente Santa Bárbara do Sul nunca esquecerá destes dias de inspiracao musical.

Escurece em Sta Barbara, subimos no caminhao e fomos parar numa festa na casa do Duda, um grande amigo que fizemos por lá, e os quatro pedaleiros se entreolhavam com aquela cara " como viemos parar aqui? a 2 horas atrás estavamos no meio do nada, pedalando! haha" . A noite foi incrível, muita troca de idéias, muita diversao e cerveja que nao acabava mais, eu( Gesiel) naquela noite, desenvolvi a habilidade de montar uma barraca em 5 minutos completamente embriagado. Só me lembro de acordar no gramado dia seguinte mais bebado do que quando fui dormir.

--//--
Lúcio falando agora (ok, escrevendo)
Falta dizer:
Em Santa Barbara conhecemos uma nova dancinha que agora o mundo está conhecendo. Quero saudar os nobres integrandes do bloco ICAIACASA e dizer aos senhores que agora a dancinha do dedinho está conhecida no Uruguai e na Argentina. Turistas de todo o mundo, assim como o povo local, todos já estao dancando. Cara, vcs sao phoda. hahahahaha
Frases em Santa Bárbara:
"Homi do céu, laranja do céu, bergamota do céu, melancia do céu, abacate do céu... muié de Deus!!"
"Chuuuuvarada!"

Essa festa à qual o kid micose se refere, foi na noite do dia 02/01/10. Na casa dos Michel. Alias temos muito a agradecer ao Dr Michel, e à toda galera que nos recebeu de forma incomparável. Santa Bárbara nunca vai sair das nossas memórias.
Pra que os leitores entendam como foi marcante... Geralmente quando nós chegamos em algum lugar e resolvemos ficar por ali, comeca a labuta da procura de algum lugar pra passar a noite. Tem que ser barato, seguro, etc. Ai vai lá, pede aqui, rodamos até achar o lugar, sempre numa abordagem amigavel e tal... mas dessa vez  NÓS FOMOS ABORDADOS! Tipo, incrível! Do nada estávamos pedalando quando eis que de repente uma camionete, uma festa, 3 freezers de cerveja (que sobraram do reveillon), gramadao, piscina, gurizada gente boa, dancinhas, gaita, violao... A palavra receptividade nao consegue expressar o que aconteceu nesse dia.
Obrigado a todos. Nao vou poder citar todos nomes aqui porque corro o risco de esquecer alguém, mas... obrigado ao Bruno e Willian que perceberam que estavamos com fome depois da festa e nos trouxeram uns sanduiches, obrigado ao Duda que acho foi o anfitriao mór... Café da gaita, Aloisio, Fatier (nao sei escrever), Junior, Chuvarada...

Valeu gurizada.


Passo Fundo - Carazinho. 52 km.

De Passo Fundo fomos só até Carazinho porque já tinhamos uns contatos para passar a virada do ano. Nossa amiga Jana estava la pra passar a virada do ano con su novio Mateus... A Vitória (namorada do Rossano e acessora de imprensa) que é muito amiga da Jana, foi pra lá pra ve-lo e tal.

Na chegada em Carazinho, Papai-Parrudo-super-manjubinha estressou com um motorista tosco que quis nos chingar. Acho que foi instinto de protecao do papai parrudo. hahahaha. Nada demais, trocaram gentilezas e caretinhas.

Ano novo na casa do seu Valter, com os filhos Gabriel e Mateus mais a Jana, Vitória e uma galera. Ficamos muito gratos ao seu Valter, Mateus, Jana... pela recepcao em Carazinho. Nos cederam uma kitnet, onde passamos uns 3 dias, aquelas festas de fim de ano e tal.
Viarada do ano com roda de violao, cantoria... a meia noite "um brinde ao... DINHEIRO" (PIO, Rossano). -ok, preciso aqui ironicamente explicar que o tom do brinde foi ironico-
¬¬

Em Carazinho:
* Gesiel levou uma geral da policia
* Criamos o novo rit musical entitulado "Recaída"
* Bar, pizza.
* Violao.
* Caminhadas na cidade.

Carazinho é uma cidade de primeira. Ok, nao farei a piadinha.

Fotos de Carazinho? Aguardemmmm

Caseiros - Passo Fundo. 85 km.

Saida de Caseiros de manha.
Paramos num posto intermediário a 30 km dali, fizemos rango. Macarrao a la de siempre.
Estavamos lá na sombra cozinhando e tal, e eis que chega um caminhao de frutas e legumes.. descarregando caixas pro restaurante do posto (que tava mto caro pra nós). Bom, se nao pedir nao ganha né... pois bem, ganhamos uma sacolada de frutas, e mais uns tomates e um pimentao pro macarrao! uhuuul, perfeito! hahahaha. Gente boa o cara. Temos isso filmado, mas nao vai rolar de postar agora o video.
Bueno, depois do almoco demos aquela morridinha na sombra das arvores e depois saimos. Na saida, pedalamos 10 km quando o Gesiel se deu conta que houvera esquecido o capacete no posto. Voltou os 10 km pra buscar. Bah, pedalou 20 km a mais de bobera. Marcamos de nos encontrar na catedral de Passo Fundo.

Em Passo Fundo conseguimos pouso no 3º Regimento da Brigada Militar, por indicacao do cabo Assis (que mesmo sem muita moral pra falar, disse que o Gesiel tinha escondido o capacete na barriga isso sim)... Quem nos recebeu no quartel da Brigada  foi o Sgt Dutra.

(dá pra clicar nas fotos que ela abre maior ok?)

Banho tomado, barraca armada (uuhhh), saimos pra comer algo em Passo Fundo. Vimos muitos ciclistas na cidade, muitos mesmo, e com bikes bem boas... tipo, super mais caras que as nossas inclusive. hahahaha.
Comemos num lugar bem legal onde havia uma promocao de "xis"... foi lá mesmo, porque pagar barato é com a gente mesmo.O dono sentou pra bater papo, e entao contamos pra ele sobre a viagem e tal... foi entao que descobrimos que saimos na Zero Hora! Ele ficou super empolgado, disse que leu sobre nós na Zero Hora e tal... Bem legal isso.

Ao amanhecer na Brigada tivemos, desta vez oficialmente, a ALLLLVORADA.
Agora entendo porque o Rossano tem esse trauma. Explico: O Rossano sempre acorda mais cedo que todo mundo e grita "ALLLLLVORADAAA"... hahahahahaha. Claro, o bosta foi soldado da infantaria em Sao Leopoldo, e era acordado com alvorada de corneteiro. Agora ele passao o trauma pra nós. Mas essa historia ainda vai render boas piadas mais pra frente. Virou um dos jargoes.

Almocamos em Passo Fundo. Restaurante muito bom, livre por R$ 5.90, no centro.

Depois do almoco, próxima parada: Carazinho.

27/12/09. Vacaria -> Caseiros. 100Km

Negóssss é o seguintche!
Passamos um booom tempo sem atualizar esse blog. Vou explicar o because what: O que passa é que pedalamos uns 100km por dia, chegamos num lugar (posto, igreja, posto policial, quintal de um novo amigo, etc) e dormimos. O tempo durante o dia acaba sendo pra pedalar, comer, desncansar, e conhecer o lugar. Afinal de contas nao se vive de pedal-e-blog-e-pedal-e-blog-e-pedal-e-blog-e... Temos passado por muitos lugares lindos, vivenciado muitas coisas de veras interessantes, e tem sido bastante intenso. Ai, quando chegamos em alguma cidade um pouco maior, com acesso a internet e muy eventualmente um hotel pulguento.. a vontade que dá é de ficar passeandinho bem devagarinho pela cidade, sentar e olhar o movimento. Merecemos. Mas ok, cá estamos eu e o Rossano num cyber espacio, eu com a tarefa de contar os causos, e ele de editar uns videos. Serei bem sucinto, e vou praticamente transcrever pra cá os tópicos que tenho escritos no meu caderninho acrescidos de breves comentários. (In)felizmente os pormenores ficarao por conta da imaginacao de vcs... se nao eu vou demorar 87 horas pra escrever tudo. E alias, pra quem quer saber detalhes e tudo como é e como acontece, eu tenho uma explendida sugestao: Viaje! É coisa linda da vida ;) bjomeliga.

Bueno...
De Vacaria pedalamos até Caseiros.
Foi dificil sair de Vacaria, porque tivemos muitas regalias lá, toda receptividade que já comentamos e agradecemos. Mas enfim, com forca de vontade conseguimos seguir viagem. Dificil sair da comodidade e pegar rumo do perrengue na estrada. hahahahahaha. Mas é só o primeiro passo, depois vai que vai. Estar na estrada de bicicleta mundo afora, é impagável.
Despedida bonita em Vacaria. Ficamos pensativos com tudo o que aconteceu. Seu Vilmar e as reflexoes que causamos, as nossas reflexoes também... Tudo o que vimos por la que de alguma forma nos chamou atencao. A religiosidade, a cultura patriarcal... Certamente muitas reflexoes de lá e de cá.

Bom, entao seguimos. Foram 75 km até a pausa pro almoco num lugar chamado Lagoa Vermelha, 30 mil habitantes. Nesse meio tempo compramos pacoca (gente, to sem o cedilha), e o pneu do Fabricio desencaixou. Arrumamos e seguimos. O posto onde almocamos já estava fechando, conseguimos um desconto por esse motivo. 12 Reais, ainda assim caro. Durante o rango choveu, corremos pra salvar as bikes que estavam sem a capa de chuva nos alforges. Dormimos no posto a tarde até a chuva e o sono passarem.
Pedalamos mais 25 km meio com preguica e chegamos em Caseiros. De Vacaria até Caseiros vimos MUITAS plantacoes.
Depois da chuva, belissimas nuvens brancas verticais, diferente. Estrada muito boa com pedágios, e quando nao havia pedágio a estrada era realmente péssima.
Coxilhas, boniteza. Mal sabiamos que essa boniteza estaria conosco por muito tempo e que depois chamariamos de "sobe e desce do inferno". hahahahaha... É, pq cansa.

Antes de chegar em Caseiros, ao entardecer ainda na incerteza de como e onde seria a noite, compramos ingredientes pra fazer uma janta num "badanha" que crédo. Coisa que eu nunca vi nem em filme. Bar/armazem bem acabado, empoeirado, com trago e uns tio piuchados (com traje tipico gaucho).
Conseguimos pouso em um posto em Caseiros, de onde rabisco anotacoes no meu caderninho pra repassar pro blog algum dia. Ficamos em uma espécie de quartinho com banheiro e fogao que o dono do posto nos cedeu, jogamos os sacos de dormir e tibum. Jantamos um PF violento mas muito bom. A sorte ta vindo junto com a gente, acho que tá no meu alforge em algum lugar.

O povo de Caseiros, pelo que vimos nesse pouco tempo, gosta de rebaixar e acelerar carros. Parece ser o que os jovens fazem no pacato lugar :/
Nos pampas o povo reage bem na estrada, com buzinadinhas e acenos, mas hoje notei alguma intolerancia no transito.. acho que as estradas ruins corroboram muito, acho que foi por isso. Aqui no posto, receptividade impessoal, gentiliza.
A essa altura já estamos pedalando bem. Nunca pedalei tanto. To adorando a bike.. ja rola um apeguinho, hahahaha.

Temos pensado muito nessa coisa do inesperado, de cada dia conseguir o necessario, uma certa estabilidade e seguranca a noite, e no dia seguinte sair pra aventura. É bom isso, é vida pulsando. Se eu quisesse sofá e comidinha, ficaria em casa. Claro que isso nao é ruim, mas navegar é preciso. É bom pra dar valor.

-Perdemos as fotos do posto e desse trajeto. Mas calma, nao perdemos muitas fotos nao-