sábado, 30 de janeiro de 2010

27/12/09. Vacaria -> Caseiros. 100Km

Negóssss é o seguintche!
Passamos um booom tempo sem atualizar esse blog. Vou explicar o because what: O que passa é que pedalamos uns 100km por dia, chegamos num lugar (posto, igreja, posto policial, quintal de um novo amigo, etc) e dormimos. O tempo durante o dia acaba sendo pra pedalar, comer, desncansar, e conhecer o lugar. Afinal de contas nao se vive de pedal-e-blog-e-pedal-e-blog-e-pedal-e-blog-e... Temos passado por muitos lugares lindos, vivenciado muitas coisas de veras interessantes, e tem sido bastante intenso. Ai, quando chegamos em alguma cidade um pouco maior, com acesso a internet e muy eventualmente um hotel pulguento.. a vontade que dá é de ficar passeandinho bem devagarinho pela cidade, sentar e olhar o movimento. Merecemos. Mas ok, cá estamos eu e o Rossano num cyber espacio, eu com a tarefa de contar os causos, e ele de editar uns videos. Serei bem sucinto, e vou praticamente transcrever pra cá os tópicos que tenho escritos no meu caderninho acrescidos de breves comentários. (In)felizmente os pormenores ficarao por conta da imaginacao de vcs... se nao eu vou demorar 87 horas pra escrever tudo. E alias, pra quem quer saber detalhes e tudo como é e como acontece, eu tenho uma explendida sugestao: Viaje! É coisa linda da vida ;) bjomeliga.

Bueno...
De Vacaria pedalamos até Caseiros.
Foi dificil sair de Vacaria, porque tivemos muitas regalias lá, toda receptividade que já comentamos e agradecemos. Mas enfim, com forca de vontade conseguimos seguir viagem. Dificil sair da comodidade e pegar rumo do perrengue na estrada. hahahahahaha. Mas é só o primeiro passo, depois vai que vai. Estar na estrada de bicicleta mundo afora, é impagável.
Despedida bonita em Vacaria. Ficamos pensativos com tudo o que aconteceu. Seu Vilmar e as reflexoes que causamos, as nossas reflexoes também... Tudo o que vimos por la que de alguma forma nos chamou atencao. A religiosidade, a cultura patriarcal... Certamente muitas reflexoes de lá e de cá.

Bom, entao seguimos. Foram 75 km até a pausa pro almoco num lugar chamado Lagoa Vermelha, 30 mil habitantes. Nesse meio tempo compramos pacoca (gente, to sem o cedilha), e o pneu do Fabricio desencaixou. Arrumamos e seguimos. O posto onde almocamos já estava fechando, conseguimos um desconto por esse motivo. 12 Reais, ainda assim caro. Durante o rango choveu, corremos pra salvar as bikes que estavam sem a capa de chuva nos alforges. Dormimos no posto a tarde até a chuva e o sono passarem.
Pedalamos mais 25 km meio com preguica e chegamos em Caseiros. De Vacaria até Caseiros vimos MUITAS plantacoes.
Depois da chuva, belissimas nuvens brancas verticais, diferente. Estrada muito boa com pedágios, e quando nao havia pedágio a estrada era realmente péssima.
Coxilhas, boniteza. Mal sabiamos que essa boniteza estaria conosco por muito tempo e que depois chamariamos de "sobe e desce do inferno". hahahahaha... É, pq cansa.

Antes de chegar em Caseiros, ao entardecer ainda na incerteza de como e onde seria a noite, compramos ingredientes pra fazer uma janta num "badanha" que crédo. Coisa que eu nunca vi nem em filme. Bar/armazem bem acabado, empoeirado, com trago e uns tio piuchados (com traje tipico gaucho).
Conseguimos pouso em um posto em Caseiros, de onde rabisco anotacoes no meu caderninho pra repassar pro blog algum dia. Ficamos em uma espécie de quartinho com banheiro e fogao que o dono do posto nos cedeu, jogamos os sacos de dormir e tibum. Jantamos um PF violento mas muito bom. A sorte ta vindo junto com a gente, acho que tá no meu alforge em algum lugar.

O povo de Caseiros, pelo que vimos nesse pouco tempo, gosta de rebaixar e acelerar carros. Parece ser o que os jovens fazem no pacato lugar :/
Nos pampas o povo reage bem na estrada, com buzinadinhas e acenos, mas hoje notei alguma intolerancia no transito.. acho que as estradas ruins corroboram muito, acho que foi por isso. Aqui no posto, receptividade impessoal, gentiliza.
A essa altura já estamos pedalando bem. Nunca pedalei tanto. To adorando a bike.. ja rola um apeguinho, hahahaha.

Temos pensado muito nessa coisa do inesperado, de cada dia conseguir o necessario, uma certa estabilidade e seguranca a noite, e no dia seguinte sair pra aventura. É bom isso, é vida pulsando. Se eu quisesse sofá e comidinha, ficaria em casa. Claro que isso nao é ruim, mas navegar é preciso. É bom pra dar valor.

-Perdemos as fotos do posto e desse trajeto. Mas calma, nao perdemos muitas fotos nao-

Um comentário:

  1. Bom ter noticias de vocês!!!!

    Na verdade vocês estão sentados em cima da sorte!!
    A bike que abre essas portas pra vcs! =D

    Abraçoooooooo

    ResponderExcluir